Descrição
-
Um dos vinhos mais apreciados e com particulares excelentes na culinaria, desfrute da história deste vinho e assista no final como fazer o molho madeira em video.
-
O vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, sob condições edafoclimáticas excepcionais para o que concorrem factores naturais e humanos. É o produto principal da economia da Região Autónoma da Madeira e um símbolo da Madeira em todo o mundo.
-
O vinho é produzido em condições edafoclimáticas - Quanto ao seu significado, a expressão «condições edafoclimáticas» refere as caracerísticas definidas através de fatores do meio tais como: o clima, o relevo, a litologia (está relacionada a rocha que irá formar o solo), a temperatura, a humidade do ar, a radiação, o tipo de solo, o vento, a composição atmosférica e a precipitação pluvial.
-
As condições edafoclimáticas são relativas à influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal (os parrerais), incluindo o uso da terra pelo homem, a fim de estimular o crescimento das plantas.
História
-
A produção de vinho da Madeira remonta quase à época da descoberta da ilha (1419). As primeiras castas foram introduzidas sob ordens do Infante D. Henrique, e foram importadas de Cândia (capital de Creta, Grécia). Mais tarde foram introduzidas outras castas, como a Tinta Negra, a Sercial, a Boal, a Verdelho e a Malvasia. Estas últimas quatro produzem vinhos de qualidade superior, em função das condições climatéricas e da composição dos solos.
-
A produção de vinho foi estimulada pela necessidade de abastecer os navios nas rotas do Atlântico para o Novo Mundo e para a Índia, e pela presença dos ingleses na ilha, que fizeram com que o vinho fosse conhecido em toda a Europa e América, tornando-se o vinho preferido em banquetes e mesas requintadas das cortes europeias e nas respectivas colónias. Por exemplo, foi com vinho da Madeira que em 4 de Julho de 1776 se brindou à independência dos Estados Unidos da América, provavelmente porque era o vinho de eleição do estadista Thomas Jefferson.
Importância
-
Presentemente a Ilha da Madeira produz e exporta cerca de 4.000.000 de litros de vinho generoso da Madeira de alta qualidade, mundialmente reconhecida, que representavam em 1999, 43% das exportações e saídas, das principais mercadorias madeirenses.
Degustação
-
Um fato já sabido pelos apreciadores do vinho, é que os sabores específicos (doce, salgado, amargo, etc.) são sentidos por papilas gustativas de diferentes localizações no mapa da nossa língua. Assim, especialistas são unanimes em dizer que degustar a bebida num recipiente que direcione cada uma de suas características principais, como acidez, doçura e sabores, ao lugar exato na boca onde ela será mais bem apreciada é de essencial importância. De fato, alguém com paladar um tanto mais aguçado perceberá diferenças grandes em um mesmo vinho se bebido em taças diferentes.
Fazendo Molho Madeira