top of page

Você sabe?

 

Talvez você nunca precise fazer um jantar com tantos talheres, mas poderá ser convidado para um desses jantares sofisticados, com garfos, facas, colheres dos dois lados. E aí???????

Independentemente da situação, nós temos que saber como arrumar uma mesa de jantar e como é a etiqueta clássica em uma refeição especial. 

 

 

Como arrumar uma mesa

 

O jantar tipo americano, em que os pratos e talheres ficam na mesa, e as pessoas se servem sozinhas e comem onde lhes der na telha, é sempre bom saber a etiqueta clássica para não fazer feio quando a oportunidade aparecer. 

 

 

Talheres

 

São os itens que mais deixam as pessoas com dúvidas e em pânico. Para que serve aquele monte de garfos, facas e colheres?

 

A ordem dos talheres segue a ordem em que os pratos serão servidos, de fora pra dentro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Garfos, Facas e Colheres

 

Para a entrada e couvert, você irá usar os talheres mais afastados do prato, ao passo que para o prato principal, são os talheres de dentro. Ver infográfico a esquerda.

 

Na direita, somente facas e colheres e na esquerda, os garfos

 

Acima do prato ficam os talheres de sobremesa. Colher acima, garfo no meio e a faca por último

 

Todas as lâminas devem apontar para o centro do prato. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colheres

Os tipos de colheres existentes são quatro e devem começar a serem usadas da maior para a menor, de fora para dentro do prato, na imagem [Img:02] acima, representa os tipos de colheres e não a posição na mesa.

 

1. Sopa

2. Sobremesa

3. Chá

4. Café.

 

 

Garfos

Os tipos de garfos existentes são tres, e também são utilizadas do maior para o menor. O garfo de sobremesa tem basicamente a mesma função do garfo principal – pegar os alimentos – tem o tamanho menor para se adaptar à sobremesa, que em geral é mais delicada e servida menores porções, na imagem [Img:02] acima, representa os tipos de colheres e não a posição na mesa.

 

5.  Sobremesa

6.  Peixe

6.1 Salada

7.  Garfo de mesa ou principal

 

 

O garfo de peixe (6) tem um dente mais grosso que os outros e isso serve para ajudar a separar espinhas do animal. Já o de salada (6.1) é também diferente, pois têm três dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas.

Já o garfo de peixe tem dentes mais grossos, para auxiliar na separação de possíveis espinhas e o de salada  tem dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas.

 

 

Facas

Os modelos de faca são três, a primeira, utilizada no prato principal ela servirá para ajudar a colocar os alimentos sobre os garfos.

 

A faca de peixe tem como função auxiliar o garfo na separação de espinhas. Para isso ela é mais ponteaguda e serrilhada e as menores são utilizadas para sobremesas e mateigas. Na imagem [Img:02] acima, representa os tipos de colheres e não a posição na mesa.

 

8.  Peixe

9.  Sobremesa

9.1 Manteiga ou Patê

10  Garfo principal

 

 

 

Copos

 

Serão alinhados na diagonal e sob uma ordem decrescente. O maior copo ou taça deve estar alinhado com os talheres da esquerda e o menor copo com os talheres da direita. Você pode ainda agrupá-los em duas fileiras.

 

 

Taças

 

Há quantidade de copos e taças para diversos tipos de bebidas. Na imagem abaixo há as principais taças e copos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guardanapos

 

De pano, sempre. Você pode colocar um guardanapo de papel minúsculo abaixo do principal para as mulheres secarem o batom e não sujarem o guardanapo de pano. Mas isso é opcional.

 

Os guardanapos devem estar dobrados e localizados sobre o prato. Se você não conhece nenhuma dobradura, recomendamos o uso do anel para guardanapo, que são mais fáceis de usar, sem perder a elegância.

 

Se o guardanapo for muito grande para o prato, coloque-o a esquerda dos garfos. 

 

 

Acessórios

 

Pode-se colocar um prato menor para servir o pão. Se ele vier acompanhado de algum antepasto, uma faca menor e especial para servir patês deve ser colocada sobre cada prato, na diagonal.

 

Outros acessórios para mesa podem ser usados, como um prato menor para se depositar espinhas de peixe, por exemplo. 

 

Saleiros e pimenteiros à mesa são polêmicos. Os franceses consideram um insulto à comida e ao chef. Por via das dúvidas, deixe-os na cozinha. Se você não tiver esse problema, entretanto, deixe claro que os temperos estão disponíveis, melhor mesmo e deixar onde devem ficar, na cozinha.

 

 

 

Sousplat 

  • Um sousplat Ã© um prato de maior diâmetro que ornamenta o ambiente da refeição e protege a toalha de mesa de eventuais respingos ao redor do prato onde é servida a comida

  • Os sousplats, do francês: prato de baixo, conhecido desde o século XIX. Os sousplats, presente em jantares formais, possui algumas finalidades, dentre elas destacamos as seguintes funções:

    • Evitar respingos  das comidas, por parte do convidado,  nas toalhas de mesa;

    • Determinar o lugar do convidado;

    • Impedir que o prato deslize;

  • Por outro lado, os sousplats são super decorativos dando à mesa um toque de classe, podendo ser encontrado no mercado numa variedade de cor e material: madeira, espelho, porcelana, plástico e palha. A escolha por qualquer destes materiais deve levar  em função o tipo de evento que se deseja, ou melhor, o nível de formalidade pretendida.

  • Os sousplats, consistem num  prato maior que o usado para a refeição, com aproximadamente 0,35 cm de diâmetro, os quais são posicionados nas mesas antes dos convidados ocuparem seus lugares e a 2,5 cm da borda da mesa.

  • Cabe ressaltar que os sousplats são recolhidos da mesa antes de se servir a sobremesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas e Gafes

 

Além de saber realizar um jantar chique, você precisa saber como se portar em um evento assim. Algumas dicas e gafes a serem evitadas.

 

  • A dica vital - se não sabe como proceder ou como funciona algo, encarne a sua melhor cara de paisagem e observe o que os outros estão fazendo. Imite-os. Se possível, dê uma conferida na mesa de jantar antes dele ser iniciado, para saber o que lhe aguarda. 

  • Na hora do jantar em si, sempre é o anfitrião quem se senta (e levanta) primeiro.

  • Espere que alguém lhe indique um lugar.

  • Servir-se só está liberado se o anfitrião assim o disser, caso contrário, espere que alguém lhe sirva. Todos também, só começam a comer após o anfitrião. 

  • Como explicado acima, os talheres são usados de fora pra dentro. O primeiro prato será degustado com os talheres mais exteriores, até chegar ao prato final. 

  • Guardanapos devem ser dobrados e colocados acima do joelho, sempre. 

  • Só peça sal e pimenta se eles estiverem à mesa ou se o dono do jantar avisar que eles estão disponíveis, caso contrário, supere o tempero e bola pra frente.

  • Não separe ingredientes que não lhe apetecem em um canto do prato. Isso é uma desfeita ao chef. Essa atitude só está permitida em casos de extrema necessidade, caso você tenha alergia a algo, por exemplo.

  • É costume ao ser convidado para um jantar, levar alguma bebida (como um vinho) ou um aperitivo. Se for sua primeira visita, leve flores ou algum presente para a casa. Obviamente quando se trata de jantar entre amigos ou se fôr convidado para acompanhar alguém, investigue antes, isso pode ser considerado uma grosseria pelo anfitrião.   

  • Jamais fume à mesa ou dentro da casa do anfitrião.

  • Na hora de ir embora, não se esqueça de agradecê-lo pessoalmente pela noite.

  • Algumas regras antigas determinam que os convidados precisam oferecer um jantar em resposta ao que acaba de ser convidado, mas isso fica a gosto de cada um e da situação.

  • Um costume que ainda é bem visto é agradecer pelo jantar no dia seguinte. Telefone ou mande um e-mail. Essa atitude demonstra que você realmente apreciou o convite.

 

 

Etiqueta - Apresentação da Mesa

Fonte: Facebook - Fora da Caixa

TMobly design

Brd Assesoria e Decoração

Img:01

Img:02

Img:03

Garfo para Salada

Faca para manteiga ou patê

bottom of page