Alecrim
Utilização culinária
-
O alecrim (erva) (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária.
-
Devido ao seu aroma caracterÃstico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
-
O Alecrim tem sabor marcante, fresco e doce, combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças, sopos e molhos.
-
Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela.
-
Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso (nunca fiz isso), perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente.
-
O odor é forte, fresco e herbáceo. O sabor é picante, marcante e amadeirado.
-
Uma forma interessante de utilizar o alecrim é pegar um punhado de folhas e ir massageando a carne antes de ser assada.Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem.
Propriedades Medicinais
-
A medicina popular utiliza a planta há muito tempo, no tratamento de diversas enfermidades. Acredita-se que a erva fortifica o sistema nervoso, melhora a circulação sanguÃnea, combate as doenças respiratórias, reduz os sintomas do reumatismo, dentre outros benefÃcios. Por isso, o consumo da erva é indicado em casos de:
-
reumatismo;
-
depressão;
-
cansaço;
-
má circulação;
-
gases intestinais;
-
insônia;
-
dores de cabeça;
-
cólicas menstruais;
-
feridas que precisam ser cicatrizadas.
-
O chá de alecrim é indicado pela ANVISA para o tratamento de problemas digestivos, como a dispepsia. No caso das cólicas, o ideal é tomar o xarope de alecrim com camomila, para aliviar as dores durante o perÃodo menstrual. Quem está se sentindo cansado e indisposto, deve tomar o chá revigorante, preparado com a erva. Como foi dito, o alecrim também pode ser usado no tratamento da ansiedade e outros problemas relacionados com a depressão. Para aliviar as dores reumáticas, a recomendação é esfregar o óleo do alecrim nas regiões doloridas ou recorrer aos banhos feitos com a erva. Este site tem muitas informações, clique aqui>
-
Antes de experimentar tudo quanto é receita terapeutica, consulte seu médido, não recomendo o uso desta planta sem orientação médica, o texto é apenas informativo.
FONTES:
http://www.alimentacaosaudavel.org/alecrim.html
http://temperaria.com.br/serie-temperos-alecrim/
http://www.saudedica.com.br/os-16-beneficios-do-alecrim-para-saude/
http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/alecrim.aspx